Home  >  Blog  Exclusividade imobiliária: conheça as vantagens para venda de imóveis

Exclusividade imobiliária: conheça as vantagens para venda de imóveis

Ao anunciar um imóvel para venda, é normal querer que o processo seja mais rápido.  Com isso, surgem dúvidas sobre assinar ou não o contrato de exclusividade imobiliária com apenas uma empresa ou corretor.

Afinal, a distribuição de chaves em mais de uma imobiliária, em um primeiro momento, sempre parece a melhor opção para divulgação e negociação, certo? 

No entanto, quando olhamos os detalhes de cada aspecto da venda – como a segurança, divulgação e comunicação entre as partes -, é possível perceber que há mais vantagens em oferecer exclusividade do que em anunciar por meio de vários agentes ao mesmo tempo.

Conheça, abaixo, os quatro principais benefícios que impactam diretamente no sucesso do seu negócio e evitam erros que, apesar de comuns, podem tornar o percurso mais lento que o esperado.

 

1. Maior segurança durante a negociação 

Deixar as chaves da sua casa ou apartamento com várias imobiliárias pode parecer uma forma tentadora de “acelerar” sua divulgação. 

Porém, nem sempre essa é a melhor opção, já que você terá mais dificuldade de acompanhar o trabalho de corretores, as visitas e as ofertas que serão feitas por potenciais compradores.

Ao fechar um contrato de exclusividade imobiliária, você passa a ter mais controle sobre como será o processo de venda do seu imóvel e, consequentemente, mais segurança durante a negociação.

A certeza de que o imóvel ficará sob responsabilidade de uma equipe que conhece o mercado imobiliário da sua cidade e tem experiência na área faz toda a diferença para quem tem receio de vender e procura por melhores resultados.

Para garantir ainda mais segurança, certifique-se de que os corretores possuem registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), órgão responsável por fiscalizar a profissão. 

 

2. Divulgação mais direcionada para potenciais compradores

Apesar de parecer que o anúncio em diversas imobiliárias é bom para atrair mais ofertas, você nunca tem certeza de como essa divulgação é feita e se, de fato, ela gera proximidade com o perfil ideal de comprador para o seu imóvel.

Com o contrato de exclusividade imobiliária, o cenário muda: você tem a garantia de que sua casa ou apartamento receberá destaque ao ser anunciado nas mais diversas plataformas da empresa e será direcionado para o público certo.

A partir de uma divulgação mais estratégica, seu imóvel não só ganha maior visibilidade, como também pode passar por um processo de venda mais rápido.  

 

3. Controle das visitas ao imóvel

Um outro ponto que influencia diretamente na experiência de negociação de um imóvel é o momento da visita por parte dos interessados na compra. 

Quando você passa essa responsabilidade para apenas uma imobiliária, torna-se mais fácil controlar quantas visitas acontecem por dia e evitar coincidências entre horários, o que sempre gera desconforto para os potenciais compradores envolvidos nesse tipo de situação. 

Além disso, caso aconteça qualquer dano ao imóvel durante esse processo, é possível identificar o responsável com mais facilidade e tomar as devidas providências junto à imobiliária.

4. Menor risco de desvalorização

Se uma pessoa interessada em seu imóvel se depara com diversos anúncios, de diferentes imobiliárias, ela pode pensar que você tem uma certa urgência para vendê-lo.

Com isso, surge o risco de desvalorização e o preço, que você tinha estabelecido inicialmente junto aos corretores, pode começar a ser negociado por uma quantia menor que a esperada. 

O contrato de exclusividade, ao contrário, evita esse desequilíbrio entre os seus interesses e os do comprador, o que garante um processo de venda mais seguro, justo e vantajoso para as duas partes.

Viu como a negociação com apenas uma imobiliária proporciona uma experiência de venda diferenciada tanto para o dono do imóvel quanto para potenciais clientes?

Se você quer saber outras informações sobre como funciona o serviço de exclusividade imobiliária e todos os seus direitos ao longo do processo, deixe o seu comentário neste post e tire suas dúvidas conosco!

Deixe um comentário