Home  >  Blog  Alterações na varanda: cuidado com as normas do condomínio

Alterações na varanda: cuidado com as normas do condomínio

Quer realizar alterações na varanda,  tornando-a o mais gourmet e funcional ou em harmonia com o interior do seu apartamento? Então, fique atento às normas do seu condomínio!

Segundo o Código Civil, qualquer tipo de alteração na fachada ou área comum, o que inclui, sacadas, paredes externas, esquadrias, janelas e portões de entrada e saída do prédio, é proibida.

Portanto, para que qualquer alteração seja realizada, é necessária aprovação prévia na convenção do condomínio.

Atualmente, já existe um consenso para algumas alterações na varanda, entre as mais comuns estão: o envidraçamento da sacada e a instalação de ar-condicionado. Porém, os vidros devem possuir um padrão de cor e transparência acordado na convenção. O sistema de ar-condicionado também precisa seguir algumas regras, como posicionamento do aparelho e tubos de circulação de ar.

Outro ponto importante para ser observado diz respeito às outras mudanças, como: o uso de texturas, cores fortes ou mesmo pintura das grades de uma cor diferente do restante do prédio.

Além disso, mesmo que não haja uma reforma, somente a instalação de redes de descanso ou a distribuição de plantas diversas no ambiente da varanda, uma comunicação deve ser feita à administração do condomínio para se proteger de futuros problemas.

Entretanto, para evitar maiores transtornos e problemas com o condomínio, o mais recomendado é que o morador faça pequenas alterações na decoração, mas sem mudar a fachada.

Para os casos de alterações mais robustas, é sempre necessário consultar o estatuto de normas do prédio. Além disso, o dono do apartamento deve selecionar um pedreiro especializado e acompanhar de perto o andamento da obra, para que sua reforma não infrinja nenhuma das normas.

Uma ideia é trabalhar melhor a disposição dos móveis, explorar a questão estética e funcional do espaço e, abusar da criatividade, dentro do que for permitido pelas normas, para deixar sua varanda com o seu jeito.

Gostou? Compartilhe esse post com seus amigos para mantê-los informados também!

Depois de pensar e analisar todas essas dicas, chegou a hora de escolher o imóvel ideal para você.

A Masson Imóveis tem um atendimento especializado e individualizado para que todos possam se sentir confortáveis e seguros para concretizar seus sonhos, sejam eles quais forem.

Nossos corretores estão à sua disposição para te ajudar na escolha ideal do seu imóvel.

Deixe um comentário