Home  >  Blog  Assinatura digital: qual a validade legal para aluguel de imóveis?

Assinatura digital: qual a validade legal para aluguel de imóveis?

A assinatura digital já é uma realidade na rotina de muitas imobiliárias. Desde o crescente uso da tecnologia e a forte presença da internet na vida das pessoas, muitas empresas buscam facilitadores para a vida dos clientes.

Atualmente, outro fator veio para estimular ainda mais o uso desta ferramenta: a pandemia de COVID-19. Desde então, a busca pela segurança da equipe e dos clientes fez com que as imobiliárias investissem ainda mais na assinatura digital. 

Porém, é preciso compreender o mecanismo da assinatura eletrônica do ponto de vista jurídico. Qual a validade legal da assinatura digital? Existe alguma diferença? Ela pode realmente ser utilizada?

Confira tudo o que você precisa saber neste artigo. Boa leitura! 

 

Assinatura digital x Assinatura eletrônica: qual a diferença? 

Para entender a validade legal da assinatura digital  é preciso entender a diferença entre ela e a assinatura eletrônica. 

A assinatura eletrônica se refere a todos os métodos utilizados para assinar um documento eletrônico. É semelhante à assinatura no papel, porém no meio eletrônico.

Já a assinatura digital é uma tecnologia utilizada para autenticar documentos eletrônicos, como um PDF, por exemplo. 

Sendo assim, ela utiliza as chaves de um certificado digital para identificar, proteger as informações e conferir a validade jurídica. Tudo isso, através da criptografia. 

Para ter valor legal, a assinatura eletrônica precisa de: comprovação da integridade do documento assinado, identificação e autenticação do autor da assinatura e registro da assinatura.

 

Quais as vantagens da assinatura digital? 

A principal vantagem da assinatura digital é  garantir que você tenha um contrato válido assinado rapidamente. Além disso, você também consegue:

 

Colher assinaturas de maneira online

Dessa maneira, cada cliente assina a sua parte sem precisar enviar nada nem esperar outra pessoa assinar. O documento pode ser enviado por e-mail a assinatura feita pela própria plataforma.

 

Evita erros na hora da assinatura

A plataforma de assinatura digital indica, dentro do próprio contrato, onde as partes devem assinar. Com isso, não existe a chance de pular uma página ou não saber onde assinar. 

Para garantir a veracidade da assinatura, são tomadas algumas medidas de segurança como a confirmação por SMS no celular ou a verificação pelo ID do computador.

Além disso, você recebe por e-mail a sua cópia do contrato finalizado, sem precisar acumular papel. 

 

O que diz a lei?

Para garantir a validade da assinatura digital é preciso entender o que a lei diz sobre ela. Uma Medida Provisória, foi criada para garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica.

A Medida Provisória nº 2.200-2 de 2001, que instituiu a Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), segundo seu art. 10, §1º:

Art. 10.  Consideram-se documentos públicos ou particulares, para todos os fins legais, os documentos eletrônicos de que trata esta Medida Provisória.

1o As declarações constantes dos documentos em forma eletrônica produzidos com a utilização de processo de certificação disponibilizado pela ICP-Brasil presumem-se verdadeiros em relação aos signatários, na forma do art. 131 da Lei no 3.071, de 1o de janeiro de 1916 – Código Civil.

 

Assine com a Masson sem sair de casa

Buscando melhorar a sua experiência, com o aplicativo da Masson, você tem muito mais facilidade na palma das suas mãos.

Além da praticidade de conseguir assinar todos os documentos sem sair de casa, com o nosso app você ainda tem acesso a:

  • Emissão de segundas vias
  • Pagamento do aluguel
  • Acompanhamento dos contratos
  • Aprovação ou solicitação de manutenções
  • Renegociação de pendências 

Tudo isso com a confiança e a segurança que você precisa.

 

A escolha ideal

Depois de pensar e analisar todas essas dicas, chegou a hora de escolher o imóvel ideal para você. 

A Masson Imóveis tem um atendimento especializado e individualizado para que todos possam se sentir confortáveis e seguros para concretizar seus sonhos, sejam eles quais forem. 

Nossos corretores estão à sua disposição para te ajudar na escolha ideal do seu imóvel.

Deixe um comentário